Rio Bananal

A 176 km da capital Vitória, situado na Região do Verde e das Águas, Rio Bananal é um município versátil. Seus maiores atrativos naturais são os rios, lagoas e cachoeiras. Um dos pontos turísticos mais visitados é a Lagoa Jesuína, que é integrante da Juparanã e recebeu este nome devido à influência que os jesuítas tiveram na região.

Rio Bananal também possui outros atrativos como igrejas e capelas que formam o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade. Com arquitetura contemporânea, as igrejas chamam a atenção em função de seus detalhes e da grandeza de suas obras. Ainda nos caminhos da fé, no município localiza-se a Pedra do Cruzeiro. Esta recebe centenas de fiéis, que enfrentam os desafios da trilha e vão até seu cume todos os anos na sexta-feira santa e no dia de Nossa Senhora Aparecida. De acordo com os historiadores, essa tradição começou numa época de seca na região, onde os moradores subiram a pedra entoando canções e orações a pedido de chuva e ao chegarem ao topo, começou a chover. Está é uma crença que se renova até hoje todos os anos. Mas agora, o sacrifício não é para pedir chuvas e sim para agradecer, cultivar e manter a cultura dos povos antecedentes.
Manifestações culturais e religiosas são marcas fortes de Rio Bananal. Dentre as mais importantes, destaque-se o "Nascimento, Vida Pública, Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo", um teatro ao ar livre que acontece todos os anos desde 1976 e reúne mais de 10.000 pessoas para assistirem. Nas encenações, em média 600 pessoas participam. A Folia de Reis e Cavalgada são outras tradições que juntam centenas de pessoas. Este é Rio Bananal, um município regido pela fé de um povo religioso, tradicional e amigo.

Conheça Rio Bananal. Surpreenda-se com o Território Capixaba!

Características Geográficas

• Estimativa da População: 17.247 (IBGE 2009)
  • Site Oficial: www.riobananal.es.gov.br
  • Aniversário: 31 de janeiro